0
CITOMETRIA DE FLUXO
CITOMETRIA DE FLUXO

A Citometria de Fluxo é uma técnica que hoje em dia é muito utilizada  para contagem, classificação e estudos (análise) de partículas microscópicas que se encontram suspensas em um meio aquoso (líquido) e em fluxo. É uma forma de análise citológica que se beneficia por equipamentos modernos que tem seu funcionamento através de laser, o que permite maior precisão nos resultados.


Com alta precisão o exame permite análise de vários parâmetros simultaneamente, sendo conhecida também como Citometria de Fluxo Multiparamétrica.


Através de um equipamento de detecção óptico-eletrônico é possível realizar uma varredura minuciosa e desvendar qualquer característica físico-química de uma simples célula, também é possível contar e separar células em suspensão.


A grande vantagem é a capacidade de avaliar em curto espaço de tempo, grande numero de células com alta sensibilidade e especificidade proporcionando em seus resultados informações suficientes para diagnósticos precisos sem a necessidade de outros exames.


Apesar de ter sido desenvolvido em 1934, este exame foi introduzido no Brasil em novembro de 1988, no Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ ), com a chegada do primeiro aparelho em território nacional.

Inscreva-se para receber nossas novidades!